Associação de Reflorestamento, Conservação e Combate a Crimes Ambientais

A ARCA - Associação de Reflorestamento, Conservação e Combate a Crimes Ambientais), é uma entidade civil sem fins lucrativos, sediada em Salvador-Bahia, participante de diversos coletivos a nível regional, estadual e nacional, criada em 2003, por um grupo de jovens, amantes e defensores do meio ambiente.

26.9.06

SEMAC - A ARCA esteve lá...

Dia 19 de setembro, a ARCA esteve presente no SEMAC - Seminário de Meio Ambiente e Capacitação.


Estavam presentes técnicos do MMA (Ministério do Meio Ambiente), que ministraram palestras sobre a Agenda 21, abrangendo a Bahia e outros estados. Apresentaram, também, informações sobre a Rede Brasileira de Fundos Socioambientais.

Esses fundos estariam sendo disponobilizados para os municípios. Cabe a sociadade requerer junto a Assembléia Legislativa uma aprovação de lei para que o processo de liberação dos recursos acontecesse com maior velocidade.

Para maiores informações acesse: http://www.mma.gov.br/port/fnma/index.cfm

A Ministra Marina Silva compareceu ao auditório às 16:30 hs. Todos estavam anciosos pela sua presença. No seu painel, citou a sustentabilidade como fator importante para o crescimento social- ambiental. O auditório completamente lotado, direcionava-se com atenção, ouvindo cada palavra que a ministra transmitia.

Todos estavam atentos ao seu discurso. Com extrema eficiência, ensinava o que significava a sustentabilidade e o que era necessário para alcançá-la. Ela citou Ongs e empresas que possuiam projetos exemplares envolvendo sustentabilidade social e ambiental, atingindo uma performance inesperada em seus resultados.

O auditório estava lotado com a presença de jornalistas, estudantes, representantes de instituições governamentais e Ongs. Foto abaixo, a ministra fazendo os agradecimentos ao lado do deputado José Neto(de camisa branca), responsável pela organização do evento, sendo atual presidente da Comissão de Proteção do Meio Ambiente na Assembléia Legislativa da Bahia.



Abaixo, os coordenadores da ARCA marcando presença no SEMAC:

Caroline, com a ministra Marina Silva.

Gilmar(esquerda) e Júnior, na área externa do auditório. Intervalo do SEMAC.

14.9.06

Painel com a Ministra Marina Silva

Na próxima terça-feira, a Ministra Marina Silva apresentará um Painel sobre Sustentabilidade. A Comissão de Proteção ao Meio Ambiente (CPMA), presidida pelo Deputado Estadual José Neto (PT), estará responsável pelo evento que abordará, entre outros temas, a construção da Rede de Agenda 21.

A coordenadora da ARCA, Caroline Midlhey, que trabalha na CPMA, estará assessorando o evento. É certeza confirmada que a ARCA estará presente prestigiando a iniciativa do Deputado José Neto e a apresentação da Ministra Marina Silva.

Abaixo informações sobre a programação do evento.

PROGRAMAÇÃO: Dia 19 de setembro (3ª Feira - Fac. Jorge Amado)

8:30 Inscrições
9:00 Abertura
9:30 Apresentação da Rede Brasileira de Fundos Socioambientais
10:30 Intervalo
10:50 Proposta de construção da Rede de Agenda 21 e da Agenda 21 na Bahia
12:00 Almoço
14:00 Balanço e perspectivas das Agendas 21 no Estado da Bahia
16:00 Intervalo
16:30 Painel da Ministra de Meio Ambiente, Marina da Silva sobre Sustentabilidade
17:30 Encerramento

Esperamos a participação de toda a Comunidade Ambiental!

12.9.06

A ARCA....

Em Janeiro de 2004, a ARCA foi inserida no Cadastro Estadual de Entidades Ambientalistas - CEEA.

Atualmente dezenas de pessoas participam diretamente em prol da execução dos projetos de Reflorestamento, Conservação e Combates a Crimes Ambientais, na região da APA Joanes / Ipitanga.


Missão:
-Contribuir para a sustentabilidade do desenvolvimento regional, criando condições para o aprimoramento das políticas públicas, priorizando a preservação do bioma Mata Atlântica, a geração de empregos e renda e o avanço qualitativo do setor educacional e cultural.


Objetivo:
-O objetivo geral da ARCA concerne a conscientização e práticas realizadas pela população no que tange a reversão mesmo que parcial da situação degradante em que o meio ambiente se encontra. Diante disto uma série de objetivos específicos foram criados da necessidade de defender e preservar os bens e recursos naturais.


Metas:
-Estimular e desenvolver o pleno exercício da cidadania através da educação ambiental para melhorar a qualidade de vida da população;

-Defender e proteger o meio ambiente e os recursos naturais, preservando áreas ecológicas, conservando a biodiversidade e estimulando a criação de unidades de conservação;

-Estudar, pesquisar e divulgar as causas dos problemas ambientais e as possíveis soluções visando o desenvolvimento ecologicamente sustentável;

-Denunciar sistematicamente toda ação que venha a comprometer a qualidade do meio ambiente e as condições de saúde da população,Recuperação e reflorestamento de áreas degradadas;

-Desenvolver atividades culturais e artesanais, resgatando a cultura da comunidade, incentivando a fabricação de produtos manufaturados pela comunidade em feiras, exposições etc.


Os Projetos da ARCA:


1. Ecotrilhadores
-Este projeto utiliza como ferramenta básica, a Educação Ambiental. São elaboradas ações inovadoras, proporcionando a grupos (turistas, escolas e empresas) aprendizado de forma criativa e eficaz. Os Ecotrilhadores oferecem, além da exuberância da natureza na APA Joanes / Ipitanga, atividades de aventura, como: rappel, rafting, técnicas de sobrevivência na mata e aulas de ecologia e meio ambiente.

2. Grupo Tático Ambiental
-As atividades do Grupo Tático Ambiental fazem parte das ações da ONG ARCA que através da Educação Ambiental incentiva a eliminação da caça de animais silvestres, bem como faz a verificação de animais mortos nas mediações da APA Joanes Ipitanga é atua na busca de cativeiro de aves da região.

3. Catadores de Semente
-Os catadores de Sementes são jovens e adultos que residem no local que recebem treinamento através da ONG ARCA para solucionar e/ou minimizar problemas ambientais relevantes a recuperação da vegetação ciliar da Bacia Hidrográfica do Rio Joanes e da flora paisagística nativa.

4. Comunidade Ativa & Bairro Sustentável
-Em parcerias com órgãos governamentais e/ou empresas privadas, dentro de seus objetivos pretende conciliar o desenvolvimento sustentável com criação de oportunidades para comunidade local, respeitando a natureza e o modo de vida tradicional destas comunidades.